sábado, 1 de maio de 2010

Dalai Lama explica

Budismo no ocidente




Dalai Lama

As pessoas às vezes me perguntam se o budismo — um ensinamento ancestral que vem do Oriente — é adequado ou não para ocidentais. Minha resposta é que todas as religiões lidam basicamente com problemas humanos. Já que seres humanos — tanto faz se do norte, sul, leste ou oeste; brancos, negros, amarelos ou vermelhos — têm os sofrimentos do nascimento, envelhecimento, doença e morte, todos são iguais nesse ponto.



Como esses sofrimentos humanos básicos estão aí, já que o ensinamento essencial se volta para esse sofrimento, não há muita dúvida se isso seria adequado ou não.



Mas ainda há a questão sobre a disposição mental de cada indivíduo. Algumas pessoas gostam mais de uma comida; outras acham outra mais adequada. De modo similar, para alguns indivíduos determinada religião traz mais benefício, sendo que em outros casos é alguma outra que traz mais benefício.



Nessas circunstâncias, a variedade de ensinamentos encontrada na sociedade humana é necessária e útil, e entre ocidentais não há dúvida que há pessoas que consideram o budismo adequado para suas exigências.



[...] A essência dos ensinamentos budistas não muda; onde quer que vá ela é adequada; contudo, os aspectos superficiais — certos rituais e cerimônias — não são necessariamente adequados para um novo ambiente; essas coisas irão mudar. [...] Em todo caso, esta geração — a geração de vocês, que está iniciando essa nova ideia em novos países — tem a grande responsabilidade de pegar a essência e ajustá-la ao seu próprio ambiente.



Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)

Nenhum comentário:

Postar um comentário