sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Comunidade Budista de Esperantina-PI




A Comunidade Budista de Esperantina Com a sigla ABE foi fundado em Esperantina em 12/05/2009 pelo pesquisador Francisco das C. Oliveira (Chico Museu). Nasceu em 31/01/1975 em Cocal das Montanhas município de Esperantina-Pi, signo de aquário. Cursou o ensino fundamental, Filho de Maria Lina de Oliveira e Jorge Ferreira de Oliveira( já falecido). É formado na universidade federal da vida com o curso e diploma em experiência. Fiz o PHD no Instituto da dificuldade e me formei em humildade. Tenho a licenciatura em atuar com honestidade e humildade. Tem como mestre, os livros e o silêncio.
Desde 2002 que se dedicou aos estudos sobre espiritualidade. Residiu em Brasília por 12 anos. E durante a sua estadia em Brasília pesquisou quase todas as religiões mais importante do mundo. Fez uma peregrinação intensa, foi gratificante conhecer um pouco de cada religião. 
Oportunidade que também conheceu o Templo da Boa Vontade, o vale do amanhecer, as artes do taoísmo na asa norte, a fé Bahai hulai, o teosofismo, seicho-no ie o Reik, Hinduísmo, Budismo, e entre outras . Além das peregrinações, passou a comprar muitos livros relacionados a cada religião, principalmente livros do budismo. E ainda participava de palestras e meditações. Foi também onde conheceu as músicas do movimento nova era (new age).De família católica, mas sempre com interesse em conhecer outras religiões. Nas suas inquietudes a respeito de estudar as principais religiões, terminou seguindo os ensinamentos do Sidarta Gautama. Retornou para a sua querida cidade de Esperantina em setembro de 2008. Com o propósito de fundar uma comunidade Budista em Esperantina. Uma Comunidade que visa a ajudar a estabelecer um mundo melhor, que permita uma total qualidade de vida elevada e digna a todos os seres sencientes.isto é; transmitir o budismo sem rigidez e sem complicações.

Estando em Kusinagara , no bosque de árvores sala, Buda proferiu os últimos ensinamentos a seus discípulos, dizendo-lhe:
‘’Fazeis de vós mesmos uma luz. Confiai em vós mesmos: não dependais de mais ninguém. Fazei de meus ensinamentos a vossa luz: confiai neles; Não dependais de nenhum outro ensinamento. ’’ 
Os ensinamentos e a prática constituem um guia seguro para toda a humanidade, um budismo simples ao alcance de todos. Independente de sua crença, raça ou cultura.
Os objetivos dos ensinamentos do Budismo Simples é contribuir ativamente para um mundo de amor e paz. E ainda pretende difundir a prática da Meditação para todas as camadas sociais e difundir a arte e Cultura oriental. Pretende ainda contribuir para a Prática e Cultura da Paz, do amor, da não violência e do meio ambiente. Divulgar a meditação para os benefícios a SAÚDE FÍSICA, MENTAL e ESPIRITUAL promovido pela prática adequada da Meditação, divulgar as terapias alternativas, alimentação Natural e cuidados do corpo. Criar uma sede na zona rural de Esperantina, para ABRIGAR seus membros em vida comunitária voltada à prática da meditação, retiros, terapias alternativas, estudos da filosofia oriental, musicoterapia, relaxamento, terapias alternativas, proteção do meio ambiente e serviço social e cultural.

INFORMAÇÕES chicomuseucultural@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário